18 de janeiro de 2013

Onde dormem os bebés?

Quando estava grávida conversava com a minha amiga R. (também ela grávida) sobre onde o bebé ia dormir assim que chegava a casa. Na minha inocente opinião, o bebé dormia desde sempre no seu quartinho! Então não é para isso que o preparamos com tanto amor e carinho antes de irmos para o hospital?!
A R., um pouquito surpreendida, disse-me que pelo menos nas primeiras semanas era melhor o bebé ficar junto a nós, até porque temos que o alimentar durante a noite!
Então lá preparei eu o cantinho dele no meu quarto, mesmo ao meu ladinho (mesinha de cabeceira para outro canto)! A alcofa bem chegadinha à minha cama para o ver bem de perto! Mas o que é certo, é que sempre que ele acordava para o leite da noite, lá ia eu para o quarto dele: onde tinha um grande sofá ao meu dispor, uma luz média, todo o kit para mudar a fralda e um computador portátil para não ser tão aborrecido, já que ele adormecia várias vezes (sim, eu segurava o Baby Boy com um braço e mexia no computador com o outro)!
Quando o Baby Boy estava perto dos 2 meses decidimos colocá-lo no quarto dele! Primeiro dormia na alcofa que pousamos dentro da cama de grades e passados uns dias começou a dormir na cama! Excelente. Para mim foi do melhor! E o Baby Boy a ajudar, dormia a noite toda! Não me custou nada e acho que é melhor para todos. Cada um no seu quarto, que afinal ficam mesmo ao ladinho um do outro!
Quando ele tem as fases de acordar várias vezes de noite, lá tenho eu que me levantar. Mas já é coisa que não me incomoda!
Ouço várias teorias. Uma colega vai deixá-lo no quarto dela até fazer 1 ano. Outra tem que ficar com o filho no quarto dela porque mora num T2 e a filha já está a ocupar o segundo quarto (e adora acordar o irmão mais pequenino). Uma amiga minha tem um filho de 3 anos que está agora a habituar-se a ficar no quarto dele. Ainda conheço um caso de uns primos que deitam o filho no quarto dele e a meio da noite quando ele chora o vão buscar para a cama deles!
Não sei qual é a mais acertada. Nem sei se haverá acertada! O importante é cada um sentir que está a fazer o melhor para o filho!
Eu sinto-me bem assim! Leitinho da noite, história e caminha dele! Eu e o marido supimpa vamos para o nosso quarto descansados, o Baby Boy dorme serenamente!

Baby Boy a acordar, sempre bem disposto

4 comentários:

  1. Cada mãe faz como acha melhor, até porque cada bebé é diferente. Os meus também foram para o quarto deles aos 2 meses!

    ResponderEliminar
  2. Na minha opinião, é o melhor que há a fazer. Assim não custa tanto nem aos pais nem ao bebé.
    Também vou mudar baby R. em breve para o quartinho dele, já era para ter acontecido esta semana mas depois não foi o caso. Não quero acabar como um colega meu cujo filho de 3 anos ainda dorme...na cama dos pais! e tão depressa não sai de lá... Nã, isso não é para mim :)
    Fizeste muito bem, beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Tal e qual, cada um sabe o que é melhor para a sua cria...
    Nós lá em casa desde dos 5 meses que a princesa dorme no seu quarto. História, beijinhos muitos, luz apagada e dormir, normalmente a noite toda.
    Na minha opinião adiar a ida das crianças para o seu quarto é adiar o inevitável e aumentar o sofrimentos dos pais e das crianças. Mas lá está cada um sabe de si. beijinho

    ResponderEliminar
  4. Que quartinho aconchegante. Vai gostar, de certeza.
    Convido-a a dar uma espreitadela no meu blog, tenho criaçoes que pode gostar para o seu bebe :)
    http://coelhinhopompom.blogspot.pt/

    ResponderEliminar