21 de junho de 2013

3ª festarola - São João

Eu não disse que iam ser só festas!?! Até Agosto há festa quase todos os fins de semana. É uma das coisas que melhor tenho na vida, poder comemorar vários momentos com família e amigos. Fico de coração cheio.
Na minha família materna, o São João é o equivalente ao Natal para muita gente, pois é quando a família se junta toda (atualmente nem toda porque alguns primos combinam com amigos, mas uma boa parte). A festa foi sempre em casa da minha avó materna, mas nos últimos anos com ela mais frágil passou a ser na minha avó paterna (que tem uma casa enorme, com adega onde se fazem as festas e jardim extenso). Este ano será em minha casa, mas não deixa de ser diferente. Estará lá a família, agora com crianças pequenas. Os homens começam a assar sardinhas e depois vão para lá as mulheres. As mais velhas provam o vinho e ficam logo nas gargalhadas. Todos os anos a mesma coisa. Adoro estas tradições. Os balões acendem-se e lançam-se ao céu. E como ultimamente estamos tão peritos no assunto, compramos os balões dos grandes, tão grandes que precisamos que alguém suba uma escada para segurar em cima. Só não haverá foguetes (e dos profissionais, que a minha tia que os compra gosta de arraiais arrojados), porque eu moro numa zona habitacional com moradias em banda e corremos o perigo de estragar a sardinhada a algum vizinho. E na minha rua ainda há uma casa que monta uma cascata enorme. Visita obrigatória.
E vamos lá preparar este fim de semana que parece que vai ser de sol. Sardinhas. Pimentos. Manjericos. Batas cozidas com casca (esta é em especial para o meu pai). Balões e balõezinhos. E doces!

1 comentário:

  1. Ahh como eu reconheço essa festa... tal e qual a da minha casa! :) Houve um ano em que o nosso balão fez grande buraco na tenda de jardim do vizinho! ;P Bom S. João!!**

    ResponderEliminar