4 de junho de 2013

A consulta dos 12 meses

A dias de fazer 1 ano, o Baby Boy teve a consulta com o pediatra. Desta vez já estranhou tudo e nem um "passou-bem" deu ao sr. doutor. Na hora de ser examinado também fez um berreiro que só visto, coisa pouco habitual no nosso pequeno. Foi lágrima a escorrer pela face, mas no final já estava tudo bem. Desta consulta saímos com imensas coisas novas na rotina do Baby Boy. Aqui fica um resumo.

Altura - 76,2 cm
Peso - 10,4 Kg

Refeições
O Baby Boy pode começar a fazer a nossa alimentação. Como explicou o pediatra, até aos 12 meses é necessário fazer uma alimentação de bebé e a partir de agora é necessário fazer uma alimentação saudável. O ideal era comermos todos sem adição de sal e açúcar, em caso contrário colocar apenas pequeníssimas porções. Passamos agora para um esquema de sopa+prato+fruta, tanto ao almoço como ao jantar, mas não é rígido. Temos que ir vendo como se vai comportando o Baby Boy e fazer o esquema mais adequado à criança.

Ovo
Vai começar por experimentar meia gema de ovo cozido. Passados 3 dias come uma gema de ovo cozido inteira e depois mais uns 3 dias e podemos dar a provar um bocadinho de clara cozida.
É importante saber se o Baby Boy é tolerante ao ovo antes de levar com a vacina dos 12 meses.

Iogurtes
Não mais do que 2 iogurtes por dia. Pode comer também danoninhos e suissinhos. Tudo o que não tiver os alimentos a evitar.

Fruta
Por causa da fructose devemos dar 2 peças por dia. Só quando vamos passear e não levamos papa para de tarde é que podemos dar mais uma peça ao lanche. Mas isso é muito de vez em quando.

Alimentos a evitar
Neste momento, o Baby Boy está proibido de comer apenas morangos, frutos silvestres e chocolate.

Leite
Passa do leite adaptado (neste caso o Nidina H.A) para o leite gordo. E pergunto eu "leite gordo?". E diz o pediatra "leite GORDO". Acabaram-se as doses, os pózinhos e as águas fervidas.

Higiene
Os dentinhos do Baby Boy estão a "explodir" em várias direções. Se há 1 mês tinha apenas dois ratinhos em baixo, agora já conta com mais 6 que vieram ao mesmo tempo. Passa a lavar os dentes 2x por dia, com uma dedeira ou uma escova própria e uma pasta de dentes para bebés. Está a ficar um homenzinho.

Calçado
Os primeiros passos começam a ser visíveis, mas o que é certo é que o Baby Boy não anda. Como tal, nada melhor que umas meias antiderrapantes. Nada de comprar calçado, muito menos caro. Quando for necessário comprar calçado é importante que tenha apoio lateral (meia lua da parte de dentro do pé). Mas ainda faltam uns meses para isso.

Praia
Não vemos a hora de fazermos todos praia, mas com muitos cuidados. Evitar horas de maior calor e colocar creme mineral 30 minutos antes e ir reforçando (já é um hábito meu, que tenho a pele muito branca e alguns casos de cancro na pele na família). Para o Baby Boy usamos o protetor mineral 50+ da Uriage. Tapar a maior parte do corpo (calção e t-shirt) e não colocar o Baby Boy diretamente ao sol. Sempre que estiver na areia usar proteção nos olhos (isto vai ser um desafio, mas com paciência vamos tentar). Não esquecer o chapéu.

Natação
Andava eu desejosa de ver o Baby Boy a deliciar-se dentro de uma piscina, mas o pediatra não aconselha até aos 3 anos, sob risco de haver mais probabilidade de infeções. Confesso que fiquei triste, pois acho a natação um desporto muito completo. Já só faltam mais 2 anos e teremos certamente uma pequena piscina insuflável no jardim.

Medicação
Quando o frasco de Vigantol (Vitamina D) acabar já não é necessário comprar mais. E de resto, não há nada a receitar.

E começa então esta nova fase na vida do Baby Boy.....e na nossa também!





2 comentários:

  1. Bem, eu diria que a grande mudança é que ele deixa de ser bebé e começa a ser um menino. :)
    Ainda não pode sentir a magia de comer chocolate, mas lá chegará e pode contar com esta tia para lhe arranjar do melhor. :) Imagino que também tão cedo não possa comer frutos secos mt brincar com objetos mais pequenos que uma moeda de 2€ (é disto que me lembro da entrada no 1.o aniversário).

    ResponderEliminar
  2. Que pena que não vão avançar com a natação!! Por aqui iniciamos os 11M, já experimentamos ovo (gema) daqui a uns dias é a clara! O leite... Vamos continuar com os pozinhos até aos 15M!! :(

    ResponderEliminar