11 de novembro de 2013

Receitas e doces

Com os dias mais frios e mais cinzentos, dá vontade de comer doces quentinhos. E então se fizermos em casa ainda melhor, pois fica um cheirinho muito bom! O cozinhar não é o meu forte (faço só os pratos mais simples, como peixe cozido com batatas e legumes ou então massas com molho de tomate), mas no que diz respeito a doces, lá em casa sou eu que ganho! Este domingo acordei e na preparação do pequeno almoço reparei que os ovos tinham apenas mais um dia dentro do prazo. Lembrei-me logo da receita de pão-de-ló de ovar (i.e., mal cozido) da mãe de uma amiga - obrigada Su! É simples, rápido e muito bom. Depois de dar os cereais ao Baby Boy, tirei a batedeira e dediquei-me à cozinha. Só foi pena desligar o forno com o doce no ponto e depois esquecer-me de o tirar, mas ficou delicioso à mesma.
Para quem quiser uma sobremesa rápida ou um doce para o lanche lá de casa, aqui fica a receita.

O que é preciso
10 gemas
2 ovos inteiros
100 gr de açúcar
60 gr de farinha

Como se faz
Bater as gemas, os ovos e o açúcar muito bem. Depois da massa estar bem consistente, juntar a farinha, aos poucos. Forrar a forma com papel de pão-de-ló ou (como eu) com papel vegetal e colocar a massa. Levar ao forno durante 10 / 15 min., dependendo do forno e da preferência por massa mais crua ou mais cozida.

Dicas
Eu costumo cortar um bocadinho ao açúcar.
As claras que sobram podem ser aproveitadas para fazer um bolo de claras ou um molotof.
Se ficar mais para o cru, optem por comê-lo à colher. Nhami!
Com ovos caseiros e em forno a lenha, o pão-de-ló fica ainda mais delicioso (técnica utilizada pela dona da receita).

Deliciem-se!



9 comentários:

  1. Acho que me vou fazer convidada para tua casa :)

    ResponderEliminar
  2. ADORO pão de ló de ovar... por acaso há muito tempo que não faço, porque senão desgraço-me!!

    ResponderEliminar
  3. Vou experimentar essa receita, sou a maior fã de pão de ló!

    ResponderEliminar
  4. Muito bonito :)

    I follow you beautiful blog. I hope you will follow me back and I will wait for you in my blog www.gabusiek.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. De vez em quando também faço!! É tão bom!!! :)

    ResponderEliminar
  6. que bom aspeto, vê lá que nunca fiz pão de ló!

    ResponderEliminar
  7. Vão ver que é mesmo rápido e fácil...e muito bommmm! Não se vão arrepender. Mas depois, não se esqueçam do exercício :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Humm, parece maravilhoso, acho que vou experimentar*

    ResponderEliminar
  9. Parecido com o pão de ló de Rio maior! Muito bom!

    ResponderEliminar