29 de agosto de 2014

A Norte sê barraqueira

Há sempre uma semana de férias de verão que é passada por casa. Há sempre coisas para fazer! Mas este ano queríamos prolongar o nosso espírito veraneante e alugámos uma barraca com um casal amigo numa das praias perto de casa. E foi o que melhor fizemos. O nosso lema era "Todos os dias na praia, de manhã até ao final da tarde, com ou sem sol". Já se sabe que pelo Norte os dias são mais incertos e temos que estar preparados para tudo. Não faltámos um dia e mesmo com nevoeiro cerrado foi uma semana em cheio (até porque o tempo engana e apanhámos dias espetaculares).
Além do mais, há sempre coisas para fazer: lançar papagaios, apanhar pedrinhas, ir ver os peixinhos nas poças de água, brincar na areia, ler revistas, falar com os vizinhos das barracas, comer bolas de berlim, dormir sestas......enfim, dias muito preenchidos. A rotina foi muito simples. Levámos sopa, fruta e snacks para os mais pequenos e o resto logo se vê. Houve dias em que levámos umas sandes de casa e outros em que íamos almoçar aos restaurantes da marginal. A sesta era feita na barraca e coincidia com as horas mais perigosas. Depois a tarde era para ser aproveitada até não nos apetecer mais. A vantagem da barraca é, para além de termos um local com sombra e mais abrigado das possíveis nortadas, podermos lá deixar brinquedos, toalhas, cadeiras e tudo o que for apenas para a praia. O senhor barraqueiro recolhe ao final do dia e de manhã repõe tudo de novo.
Esta semana fez-me recordar a minha infância, precisamente nas mesmas praias. A minha família alugava uma barraca e lá íamos nós logo pela fresca. Passávamos lá o dia inteiro e fiquei com ótimas recordações desses tempos. Gostava muito de passar estas memórias para o meu filho, pois são vivências que nunca se esquecem. Para o ano, se tudo correr bem, há mais barraca no Norte!







6 comentários:

  1. Deve ter sido giro. A praia também é óptima para relaxar, sem necessidade de haver sol e estar ali só a tostar. Também me sabe super bem umas sonequinhas à sombrinha e já dormi muitas sonecas dentro da barraquinha :)
    As fotos estão giríssimas!

    Beijinho, bom fim-de-semana!
    Espelho da Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Isabel. Muitas vezes vemos o tempo cinzento e achamos que a praia não vale a pena, mas como diz...não é preciso estar sol para bons momentos na areia. e se pudermos estar com um grupo de amigos e familiares...tanto melhor!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Quando era míuda era barraqueira o Verão Inteiro e adorava! Fiz imensos amigos e tenho pena de não conseguir dar essa experiência à Mariana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Passam-se muitos bons momentos e as pessoas das outras barracas quase que se tornam da nossa família. é muito engraçado!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Eles crescem mesmo rápido. As crocs do Vicente deixaram de servir 2 dias antes de regressarmos do Algarve........

    ResponderEliminar