2 de março de 2015

My Super Chef

E da cozinha com crianças passamos para a cozinha do meu super chef. Como já tinha dito aqui há uns tempos, o meu marido frequentou vários workshops de culinária, sempre com a chef Lígia, no Club mastercook. Ele adora cozinhar, adaptar e inventar (às vezes até demais, mas faz parte....). No entanto, durante as correrias e rotinas da semana, raramente pega em tachos e panelas. À semana, as nossas refeições têm que ser rápidas e simples, já para não falar que a maior parte das vezes sou eu a cozinhar. Eu, uma destrambelhada na cozinha que gosto de simplificar ao máximo. Para mim, uma massa com molho de tomate gratinada no forno está excelente.
Quando o meu marido vai para a cozinha preparar alguma coisa é muito mais disciplinado, delicado e concentrado. Gosta de ter música ambiente e, de preferência, que ninguém se intrometa nas suas tarefas. Noto que nestas alturas ele descontrai e viaja para outro mundo. E como ficamos todos a ganhar.....decidi desafiá-lo: eu escolho uma receita para uma refeição do fim de semana e ele dedica-se a criar um prato saboroso :)
Ontem à noite a escolha recaiu sobre Bacalhau à Zé do Pipo e ficou muiiiito bom, apesar de precisar de uns pequenos (muito pequenos) ajustes. Nada como voltar a fazer mais vezes para aprimorar a técnica, que isto de ser chef de topo requer muita experiência.
Apesar da ocasião não ser de festa ou de comemoração, há alturas em que me apetece dar um toque diferente à mesa. Esquecer os guardanapos de papel, colocar copos altos, usar argolas de guardanapo muitas vezes esquecidas. Assim o final de domingo passa melhor e sem a "tristeza" de quem vai começar uma semana de trabalho!



Arroz de camarão
Risotto de camarão
Bacalhau à Zé do Pipo

5 comentários:

  1. Para uma comida deliciosa uma mesa à medida:):) Adorei a toalha!
    Uma boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com o marido a esmerar-se na ementa eu não podia desleixar-me na decoração :)
      Assim parece que fica tudo ainda mais apetitoso!
      Boa semana :)

      Eliminar
  2. Que aspecto delicioso! E que sorte a tua em teres (como eu, aliás) um marido dotado para a culinária. Aproveita, aproveita, que como dizes "same todos a ganhar"!
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só é pena não haver tempo para fazer o mesmo durante a semana, mas se calhar depois já nem era a mesma coisa :) E também com as pressas das rotinas diárias nem ia haver tanto tempo para desfrutar.
      Beijinho Miú :)

      Eliminar
  3. Que marido prendado! :) O meu também cozinha muitas vezes... ou melhor quase sempre! Não é nenhum masterchef mas é tão bom ter essa ajuda nos dias de hoje! Beijinho

    ResponderEliminar