16 de maio de 2015

A escolha do nome da Baby Girl

Assim que soubemos que era uma menina começámos a pensar em nomes. Se fosse menino estava praticamente escolhido, mas para menina não tínhamos nada pensado. Fizemos uma lista e ficámos assustados. Tannnnnntos! Nunca conseguimos um consenso, porque tínhamos sempre mais do que um favorito. Elaborámos uma short list e acho que já temos o escolhido........

Imagens retirados do Pinterest

16 comentários:

  1. Olá Joana! Posso meter o bedelho? Dos nomes que mostras, os mais banalizados são: Sofia, Inês e Leonor. São nomes clássicos e bonitos, mas há milhentas em cada turma dos infantários, e vão passar a chamar à tua bebé pelo apelido! (A sério, uma das Sofias da turma do meu é a "Costa".) E ainda falta ali a "Matilde", nome de vovó que agora inundou a nossa sociedade imitativa. Estou a dizer isto mas caí exactamente no mesmo erro: pus "Catarina" à minha filha há 22 anos, numa altura em que havia uma média de 3-4 Catarinas por sala!

    Pessoalmente, de Camila, Violeta e Valentina não gosto - parecem (e, por favor, espero não ofender) nomes de vaquinhas dos livros infantis, talvez pela aliteração.

    Alice é um nome literário (à Lewis Carroll), mas só conheço Alices velhotas :) e acho, na verdade, um nome datado.

    E Constança, enfim, é muito pretensioso - e também bastante batido. É um nome medieval que se proletarizou - um bocado como Benedita. Eduarda também tem ressonâncias trovadorescas, mas só gosto do nome no masculino.

    Na minha modesta opinião, Clara e Teresa são de longe os melhores: clássicos, neutros e elegantes. Rita e Laura também estão lá perto.

    E, dito isto, cada cabeça sua sentença! É mais que sabido que, seja qual for a nossa escolha, os filhos vão sempre passar uma fase (que em alguns casos será permanente) em que detestam o nome que lhes demos...

    PS - Já pensaste no teu, "Joana"? É um nome que fica sempre bem. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Engraçado, um dos nomes que mais gostas seria talvez a minha escolha - Clara. Mas como andava muiiiiiiito indecisa (nenhum me tocava em particular) e o pai adora um dos nomes da lista (um dos mais batidos.....lol), acabámos por nos decidir. O nome Vicente foi um nome que os dois gostámos mas mais eu a puxar para os meus preferidos, pelo que é justo agora ser a vez do pai :)
      Pensei no meu nome. Gosto mesmo muito dele! Mas eu chamo-me Joana, a mãe do meu marido também.....e então descartámos logo essa hipótese. Sei que poderíamos começar aqui uma tradição/ritual de família, mas não quisemos entrar por aí!
      Obrigada por todas as dicas ;) Não tarda e anuncio o nome escolhido e a reação do Vicente...eheheh
      Beijinhos Miú

      Eliminar
  2. Qualquer um dos colocas aqui gosto.
    Escolher um nome foi para mim uma decisão tão importante e difícil, é um nome que a vai acompanhar a vida toda e os pais são os responsáveis.... ;) De qualquer forma no fim o que importa é o amor da família e esse ela já o tem... ;)
    beijinhos

    ps: agora fiquei curiosa........... ;)

    ResponderEliminar
  3. ah e só uma coisa.... se formos pelos "concorridos" nunca chegamos a um consenso. Quando escolhi o da minha piolha não conhecia ninguém com o nome igual e agora conheço uma data delas.... destes nomes que colocas conheço uma ou outra criança com o mesmo nome. Acho que ou colocas um nome mesmo fora do normal (às vezes estranho) ou acaba por ser a lei da atracção, como quando estás grávidas só vês grávidas à tua volta..... ;)
    beiujinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho tendência a ir para nomes não tão falados, mas que não sejam muito estranhos. Desta vez foi muito difícil, sobretudo porque os que eu gostava não eram os "preferidos " do meu marido. Assim é mais complicado!!!!
      Mas o que ele mais gosta também é um dos que consta na minha top list, por isso ninguém fica a "perder" :)

      P.S. - Tenho que fazer post com o nome :)

      Eliminar
  4. Olá! É realmente difícil escolher, é para sempre! A minha pequena é Rita como sabes, mas também adoro Clara que engraçado ;)
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque é que há tantos nomes giros para meninas?! :)))
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Anónimo5/19/2015

    Rita é lindo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lindo e simples :) Era para ser um dos meus nomes!

      Eliminar
  6. A Matilde agora quase com 5 anos era o nome que queria por à minha primeira filha desde que tinha 16 anos... sempre gostei e no no que ela nasceu não havia muitas, agora há uma proliferação delas, as gémeas antes ainda de saber o sexo decidimos que a serem meninos seriam Victor, o nome do meu tio preferido que infelizmente já partiu, e Guilherme um nome que gostavamos ambos, a ser menino e menina o mesmo Victor e Esperança o nome da avó do hubby que também nos deixou já mas que ele amava de paixão, vieram duas meninas ficaram a Victória e a Esperança :)
    Adoro o nome Maria Clara, o nome da minha mãe (Miclá para os amigos e Lala para as netas todas - são 5) e pronto Teresa também é muito loindo ehehehe não fosse o meu nome (Têre na familia e Té para o resto do mundo)
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se fosse há 5 anos atrás, Matilde era muito provável constar na minha lista. Depois de ver tantos, em família e amigos, é que desisti!
      Acho que às vezes também somos induzidos por quem conhecemos e há sempre uma tendência para não gostarmos de alguns nomes quando não gostamos da pessoa. Não devia ser assim.....mas comigo aconteceu!
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Ana Rita Bragança5/19/2015

    Ana Rita ahaha :)))
    Gosto de todos joaninha :)))
    Benedita é muito lindo ... Maria Benedita :)
    Também gosto muito de Maria João :) Maria Luis :) é agora até se vê Maria Miguel!
    Clara também é muito bonito.
    Leonor e Teresa também. A minha mãe está sempre a dizer que quer uma netinha Teresinha.
    Ines também é um dos meus preferidos. Tarefa muito difícil.
    Um dia espero estar no teu lugar, sempre quis ter uma menina :b
    Beijinhos ❤️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ritinha. Um hás-de estar e depois vais ver como é difícil ;) Há muitos nomes giros. complicado é haver algum que nos diga algo em especial.
      Olha que agora o nome Teresinha (tal e qual assim escrito) já existe ;)
      Beijinhos e fica bem

      Eliminar
  8. Anónimo5/19/2015

    Sabes que eu adoro Benedita e Constança... Mas Rita também é um nome lindíssimo :) :)
    RS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, os dois tãooo giros. Pena o pai não gostar :(
      Mas acho que vais gostar do escolhido :)
      Beijinhos

      Eliminar
  9. nomes de meninas, há tantos giros!! :) de rapaz é que é bem mais difícil! a escolha vai ser boa de certeza ;)

    ResponderEliminar