16 de fevereiro de 2017

Todos diferentes, todos iguais

Ensinar a dizer "obrigada", "se faz favor", "desculpe".....e outras palavras de boa educação, fazem parte daquilo que eu quero transmitir aos meus filhos. Mas a educação é muito mais que isso. Ensinar a ser generoso, honesto, a partilhar, a ajudar, a agradecer são outros princípios que eu lhes quero passar. Às vezes não é fácil, pois os miúdos não nascem ensinados e têm outra perspetiva das coisas.
O Vicente é um menino muito atento a tudo, muito sensível, super criativo e gosta de ajudar. Mas isto não acontece todos os dias, a toda a hora. Também tem os seus momentos de birra porque queria ir tomar banho mais tarde, fica triste porque queria ir andar de bicicleta à hora de jantar e não dá, quer ser o primeiro em tudo mesmo que faça a sua batota tão inocente, diz que vai dar brinquedos aos meninos que nada têm e depois diz que não pode porque gosta de brincar com todos....enfim, é um menino de bom coração mas ainda com muito para descobrir e aprender. Mas cada coisa a seu tempo.
Para lhe mostrar que o mundo tem muitas pessoas diferentes, mas que são igual a nós (ou seja, ensinar-lhe que somos todos iguais), usamos um boneco que lhe deram à nascença. O KicoNico, da Imaginarium. Este boneco não é perfeito (dá para perceber pelas orelhas, uma maior que a outra), mas é feliz e representa a bondade.
Ontem à noite, quando acabei de ler a história ao Vicente e ele pediu o KikoNico para o abraçar (e dormir com ele), disse-me: "Mamã, já viste que o KikoNico tem remendos e uma orelha maior que a outra? Ele é diferente, mas eu gosto muito dele. E também vou gostar das pessoas que são diferentes de mim.....vou gostar da senhora que tem o cabelo verde e do menino com um fato roxo..." (não faço a mínima ideia onde ele viu estas duas pessoas!!!!). E no meio deste raciocínio, eu sinto muito amor e carinho. Espero que ela veja sempre assim as pessoas, diferentes (mesmo que isso implique ter o cabelo verde), mas iguais.


KikoNico

4 comentários:

  1. Lindo.

    PS. Já tinha visto esse ratinho à venda mas não reparei nesse pormenor. Achei uma grande ideia para mostrar que todos temos pequenas diferenças mas somos todos iguais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Além do mais, é muito fofo e há em vários tamanhos e cores :)
      Beijinhos

      Eliminar